domingo, 29 de agosto de 2010

Pintura

Minha sala é muito verrrde. Acho que a pintura ficou carregada. O ideal seria ter usado a cor em apenas uma parede, mas acatei a sugestão do pintor de misturar as tintas que já tinha e, por economia, resolvi usar aquele tom mesmo, pra não comprar mais material. Mesmo de não tendo gostado do resultado da cor que minhas paredes estão vestidas [apesar dos elogios - que agradeço ;) ], adoro alguns detalhes da pintura.

Na parede atrás do sofá, Renato e eu fizemos uma faixa usando estêncil e rolinho de pintura bem pequeno, material achado facilmente em lojas de produtos para artesanato. O efeito é ótimo e sai muito mais barato do que adesivo de parede.


Na paredinha que fica bem em frente a porta de entrada, aplicamos a mesma técnica com um estêncil bem menor, parecido com os azulejos de São Luiz do Maranhão.... Claro que não ficou tão lindo quantos os de lá, ainda mais que o acabamentos destes deixou a desejar. Espalhamos 5 desenhos até o teto.


O detalhe da parede atrás da cama foi feito por pintores de "verdade"... (kkk, como assim, tem pintores de mentira?) que cobraram o olho da cara. Acabei topando porque queria muito o listrado e achei que não conseguiria fazer. Mas, vi que não é nada complicado - basta usar fita adesiva como guia e mandar ver. Se aplicar a fita torto, é só corrigir antes de passar a tinta.



Atrás da estante, que fica no "escritório", os pintores também aplicaram um berinjela. Um detalhe: as cores usadas no quarto e no escritório foram obtidos pela mistura daqueles corantes para tinta (Guarani...). Misturamos a uma base branca um pouco de preto (para o cinza) e vermelho, azul e preto (para o deep purple). Também uma dica pra quem quer economizar na hora de pintar.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Indecisão

Não sei se tudo piora por causa do ascendente em libra (signo da indecisão) mas, como acho complicado tomar decisões!!!
Construir casa ou comprar uma pronta?
Vender o carro pra ajudar na compra?
Casa, apê ou geminado em condomínio?
Perto do trabalho, do centro, da parte chique da cidade ou da família?
Nossa, quanto coisa pra decidir!
E são decisões para o resto da vida!!! E pra piorar, a vida segue com mil outros abacaxis pra descascar!
Só sei de uma coisa: cansei da vida de adulta.... Ao menos já estou cheia de projetos decorativos só esperando as paredes da casa nova!!!!
A imagem ao lado ilustra bem o momento "pra que lado corro"!

domingo, 22 de agosto de 2010

Rali da Fotografia

Desculpem a pausa nos assuntos decorativos, mas aí vão algumas imagens da minha participação no Rali da Fotografia, que o jornal O Popular promoveu para registrar parques de Goiânia. Já estou torcendo pra segunda edição... Fotografar, assim como falei em um post sobre criatividade, é baseado em treino. Ao fotografar fazemos escolhas, compomos um cenário - assim como na decoração. Um evento como esse é uma ótima forma de desenferrujar as lentes.

Parque Botafogo
Parque Flamboyant
Parque Beija-Flor

Bosque dos Buritis
Estou passando uns dias de follllllga em Caldas Novas! Semana que vem estou de volta!
Bj... não me abandonem!!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mais do mesmo

Flores sempre dão vida a uma casa. Então, aí vão as que alegraram aniversários por aqui e mudaram um pouco a décor de um cantinho:
Em detalhes, as flores colhidas:

E as tecidas:


Chega de flores. Vamos às invencionices!
Agora outro exemplo de DYU e reciclagem. Porta CDs feito a partir de uma gaveta de cama. As prateleiras internas foram colocadas por um marceneiro. A cor - adivinhem! - by Dona Nélia (=mãe pintora. Falando nisso, também a autora do varalzinho de crochê - estou aceitando encomendas.... kkkk! Vou virar empresária!) A cama, a que me acompanhou grande parte da infância e, apesar de ter "partido", ainda está presente em sua nova roupagem. Claro, que como tudo aqui em casa, cheio de coisinhas: de Santo Antônio (que em breve vai ganhar um oratório e posto aqui o PAP), bonequinho das Casas Bahia, enfeite dos índios da ilha do bananal, coroa e flor de acrílico do ,99 .... e por aí vão as mil tranqueirinhas.

Amanhã volto com mais novidades!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Criatividade

Pra que gastar com coisas caras se podemos inventar e fazer do nosso jeito? Esse é o meu lema na decoração (e em muitas outras coisas também)! Basta ver uma coisa que desperte meu olhar ou até que esteja sem uso, que logo penso em como adaptá-la. Claro, que há dias em que faltam inspiração, tempo, paciência... Mas, criatividade é treino e se não a usarmos, enferrujamos.

Caneca
Um enfeite que está na minha "estante" surgiu assim: caneca linda recém-comprada+colherzinhas de madeira que estavam jogadas no fundo da gaveta. Em um dia de arrumação, pensei em jogá-las fora. Mas aí pensei que um pouco de tinta daria vida nova a elas. A "pintora" da família (leia-se: mãe) se encarregou da tarefa. Aí, quando as colheres ficaram da cor do arco-íris, pensei em colocá-las na caneca que era linda - mas péssima pra sua utilidade original, por ser muito pequena. Mais um pouco de cor no rabinho da caneca com umas fitinhas coloridas que davam sopa por ali . E tudo combinando com o fundo feito também lindas pastas de evento da Semira


Retalhos
Vi em uma viagem a Pirenópolis umas peneiras pintadas para serem usadas na parede de cozinha (mais ou menos como essa) - com preço nada convidativo, típico de cidade turística. Mais tarde, na trilha que leva a cachoeira, fotografei várias flores do cerrado. Dando uma volta no Mercado Central de Goiânia vi as tais peneirinhas "cruas" pela pechincha de 0,50 centavos. Depois da compra, veio a ideia de juntá-las a flores secas que já tinha esperando dentro de um livro pesado. Para a montagem, cola e muito cuidado. Para arrematar, borboletas de cerêmica - essas de Piri mesmo. Pronto, mais uma parede colorida!


Um quadrinho que ainda está em progresso. Não sei se vai pra parede, por enquanto está na gaveta! Feito com porta-retrato de 1,99 pintado de branco e sujo com jornal pra parecer pátina - efeito que consegui por engano ao embalar os quadros com ele, mas mostrou-se uma boa técnica. Os vasinho são do Mercado Central e não, não os cortei, eles já são metades. Não gostei das flores botão, ainda quero mudá-las para algum outro tipo de flor.... 





quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Inauguração




Começo o blog com a mensagem que enviei pra Ana, do inspirador A Casa que minha Vó queria...


Oi, Ana! Já sou sua leitora há um tempo. Me animei tanto com o seu Especial Salas, que até resolvi colocar em prática uma ideia que vinha adiando e fiz também meu blog: http://historiadaminhacasa.blogspot.com.



Agora vamos aos detalhes da minha decoração. As paredes verdes foram resultado de uma economia - o tom foi obtido com a mistura de várias cores um resto de tintas que arrecadei pela família (mãe, tia, irmã...). Não fiquei contente com o resultado final, mas depois que o pintor já tinha passado a bendita em boa parte da parede, resolvi continuar. Meu único orgulho da pintura é a faixa branca que eu e namorido pintamos de branco, com ajuda de um estêncil, na parede atrás do sofá. A varanda é a casa das nossas calopistas - Bela, Cherie, Bóris e Nestor.



O forrinho lilás de crochê, as rede de florzinhas e a cortina de fitas de organza foram produções da minha mãe - uma artista do artesanato. Dela herdei muito da minha criatividade (aliás, hoje, 4 de agosto é aniversário dela: Parabéns, mãe!). As fotos de miolo de flor são produções minhas, que, além de jornalista sou fotógrafa. A cadeira foi achada no lixo do condomínio e reformada. Os módulos e a prateleira acima da da parede estão recheados de lembranças e invecionices - tudo que acho lindo vou colocando ali: pasta de congresso (que cobre o fundo do quadrado maior), lata de manteiga, florzinhas de 1,99, miniatura de fusca, quadro de flores secas (produção da tia também criativa e talentosa)... Acima da prateleira, o porta-velas vermelho deu um trabalhão pra furar o teto, mas a belezura dele compensou o esforço (tb do namorido).



O móbile, que fica no corredor que dá acesso aos quartos, foi feito com miolo de diquetes, algumas miçangas, linha de anzol e sugestão da mãe para que usasse sua descoberta do que tem dentro desses avós dos CDs e DVDs que se acumulam em nossas gavetas. O forro da TV (aliás, pré-histórica) e o tapetinho são de chita para dar um toque a mais de cor. Claro, que sempre acho que alguma coisa está faltando e devagarzinho vou construindo a história da minha primeira casinha - muita inspirado por blogueiras como você! Aliás, dentro da gaveta do aparador da TV tem o projeto de bastidores com tecido só esperando minha nova casa... sim, estou de mudança pra uma casa nova. Mas, isso já é uma outra história!

Bjs! Desculpe o texto enorme! Não resisti e mandei três e não duas fotos!
Nádia Lima - de Goiânia